quarta-feira, 16 de maio de 2012

Inadimplência tem maior variação para abril em 10 anos, diz Serasa

Na comparação com abril de 2011, o indicador registrou alta de 23,7%.
Falta de pagamento de cartões e lojas puxou avanço de março para abril.

inadimplência do consumidor cresceu 4,8% em abril, em relação ao mês anterior, segundo informou, nesta quarta-feira (16), a Serasa Experian. Na  comparação com o mesmo período do ano passado, o indicador registrou alta de 23,7%. Nos quatro meses do ano, o indicador tem aumento de 19,6%.
saiba mais
"O aumento da inadimplência do consumidor mostra que as dificuldades de honrar as despesas de início de ano, aliadas ao endividamento crescente, se estenderam para além do mês de março, considerado o mais crítico do ano. Dessa forma, abril de 2012 registrou a maior variação mensal para este mês desde 2002", disse a Serasa, por meio de nota.
A inadimplência não bancária, que inclui cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água, puxou a alta do índice, com variação de 8,8% e contribuição de 3,5%.
Seguiram o mesmo comportamento as dívidas com os bancos, que registraram crescimento de 4,3%. Por outro lado, os títulos protestados e os cheques sem fundos tiveram queda de 13,7% e 7,4%.
De janeiro a abril, o valor médio das dívidas não bancárias cresceu 23,8%, o dos cheques sem fundos apresentou aumento de 12%, assim como os títulos protestados e as dívidas com os bancos, que aumentaram 8,8% e 0,1%, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário