quarta-feira, 30 de maio de 2012

PROGRAMAS HABITACIONAIS BRASILEIROS PROCURAM RESOLVER O PROBLEMA DOS BRASILEIROS

No Brasil, a exclusão social se mostra das mais diversas formas. São pessoas que não têm acesso à educação de qualidade, à saúde eficaz, e a falta de moradia é mais um problema enfrentado pela população de baixa renda. Ter um lugar digno para morar é uma questão básica e possibilitar isso ao ser humano é garantir também sua cidadania.
Como alternativa para amenizar a situação, existem projetos habitacionais que proporcionam às famílias de baixa renda a possibilidade de adquirirem a casa própria. A medida é importante, pois quando não se tem acesso a um lugar digno para viver, a população acaba recorrendo às favelas ou a outras zonas de risco.
Por este motivo, no Ministério das Cidades existe a Secretaria Nacional de Habitação, que trabalha para implementar a Política Nacional de Habitação. Trata-se de um programa que tem entre seus objetivos universalizar o acesso à moradia digna, atendendo à população de baixa renda, democratizando o acesso à terra urbanizadas, com geração de emprego e renda.
 No Ministério das Cidades existem programas que atuam na promoção de moradias dignas, como o Resolução 460, que proporciona moradia gratuita para famílias de baixa renda (que recebem até três salários mínimos) com ações integradas entre o Governo Federal e as prefeituras e o PAR (Programa de Arrendamento Residencial). O programa tem parceria com a Caixa Econômica Federal e proporciona moradia à população de baixa renda, sob forma de arrendamento residencial com opção de compra.
Em Grajaú o prefeito Mercial Lima de Arruda criou a Secretaria Municipal de habitação, com o objetivo de garimpar as possíveis soluções para os problemas habitacionais do município, assim como ser o local de repecção aos possíveis beneficiários que tanto necessitam de uma moradia digna.
com a criação desta secretaria os resultados já são vistos, pois no ano de 2011 forma entregues no Bairro Expoagra um conjunto de 109 casas populares e estão em plena execução a construção de outras 169 casas pulverizadas, assim chamadas as casas construídas onde antes existia uma casa precária de taipa ou apenas um terreno baldio.
Outra realidade é conjunto residencial construído e com previsão de entrega para o próximo mês de junho. São 704 casas construídas ao lado do Loteamento Frei Alberto Beretta no Bairro Extrema. Além destas habitações jpá em construção está o Conjunto Joana Batista no Bairro Expoagra, com 500 habitações. E já aprovados estão vários outros projetos habitacionais: Mais 500 casas no Loteamento Frei alberto Beretta a serem construídos logo após entrega das primeiras 704 habitações, 400 ao lado do Loteamento Esperança no sentido Arame, 500 no Bairro Santos Dumont mais conhecido como Quem Dera, e outros ainda virão. 
Esses são sos resultados conquistados pela Secretaria Municipal de Habitação de Grajaú, na Administração do prefeito Mercial Lima de Arruda.
Ai vem os maus políticos que procuram sujar a imagem desta secretaria, recrutando vandalos que enganam pessoas humildes para provocar invasões com o objetivo político de criar uma imagem enganosa de omissão da administração que mostra ai sua capacidade e compromisso para com os grajauenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário