segunda-feira, 25 de junho de 2012

CHEGA AO FIM A XXV EDIÇÃO DO ARRAIAL ZECA TEIXEIRA

Noite de São João encerramento do XV arraial Zeca Teixeira. Foram 09 noites de muita festa, alegria, beleza e emoção.
Atrações convidadas que emocionaram, como a Quadrilha Centrão que fez uma bela homenagem à saudosa Alodi Câmara.
Crianças que com suas inocências encantaram com graça e simplicidade. Destaque absoluto para todas elas.
A Quadrilha Mocidade Junina surpreendeu e em seu primeiro ano superou as expectativas e venceu o Concurso Municipal.
Como sempre os grupos que dançaram, fizeram a diferença: os bois Brilho da Noite, Boi Bumbá, Boi Guarani, Boizinho de Lata, Boizinho Sonho de Criança, Boi Arctos se superam e brilharam.
As danças foram um capítulo a parte no XV Arraial Zeca Teixeira. Projeto DANÇARTE da coreografa Kathia Rossana, Dança Cigana da Escola Nicolau Dino, e teve ainda a moçada do Grupo de Capoeira Resistência Cultural.
No 6º Concurso regional os jurados bateram cabeça para escolherem as três melhores. No pareo Estrela de Fogo, Mocidade Junina, Rasga Mii, Papeleiros, Arrasta Pé, Tchaka Tchaka Arraiá do Koroné, Arrasta Pé e Asa Branca, e a diferença de pontos entre elas foi relativamente pequena.
A Quadrilha Arrasta Pé de Imperatriz foi a grande Campeã do 6º Concurso Regional, a Vice-Campeã foi a Quadrilha Rasga Mii de Barra do Corda e novamente a Quadrilha Mocidade Junina de Grajaú foi a grande revelação ficou com o 3º lugar, desbancando outras favoritas.
A noite de encerramento foi marcada pelas reapresentações das grandes campeãs dos Concursos Municipal e Regional. Arrasta Pé e Mocidade Junina.
Teve ainda CIA Fazer e Acontecer, de Grajaú, coordenada pela coreografa Kathia Rossana e pelo designer Fábio Crisóstomo com a Dança do Carimbo. 12 mulheres sensuais e muito ritmo no pé. O sangue latino fervendo nas veias das artistas.
A premiação das campeãs foi feita pela secretaria de cultura Rosa Soraida e pelos jurados.
Encerrando o maior e melhor arraial do Sul do Maranhão, o forrozeiro Washington Brasileiro e por falar em forró destaque absoluto para Wanderson Alvarenga, Márcia Ilha, Maurício e CIA, que foram mais do que uma banda de forró que animou as noites do arraial, foram guerreiros e provaram mais uma vez, que não são a prata da casa e sim o OURO.











A realização da XXV Edição do Arraial Zeca Teixeira 2012 foi da Prefeitura de Grajaú, administração Mercial Lima de Arruda, organização secretaria municipal de cultura, gestora Rosa Soraida.

domingo, 24 de junho de 2012

ARRAIAL ZECA TEIXEIRA VAI BOMBAR COM WASHINGTON BRASILEIRO!!!

HOJE 24/06 ACONTECERÁ SHOW DE ENCERRAMENTO DO MAIOR ARRAIAL DO SUL DO MARANHÃO, ARRAIAL ZECA TEIXEIRA, COM O CANTOR WASHINGTON BRASILEIRO PROVOU TER GRANDE CREDIBILIDADE COM O POVO DE GRAJAÚ E REGIÃO, POIS, EM TODAS AS EDIÇÕES EM QUE ELE TEM COMPARECIDO O PARLATÓRIO ARRUDA FILHO FICA COMPLETAMENTE LOTADO.





quarta-feira, 13 de junho de 2012

INTERNET GRÁTIS PARA OS GRAJAUENSES

                GRAJAÚ DESPONTA NA FRENTE DE MUITOS OUTROS MUNICÍPIOS DO MARANHÃO COM INTERNET WiFi INSTALADA NAS PRAÇAS MUNICIPAIS JÁ A ALGUNS MESES, COM UM GRANDE NÚMERO DE USUÁRIOS JÁ USURFRUINDO DE SEUS BENEFÍCIOS. O PREFEITO MERCIAL CONSEGUIU ATRAVÉS DE SUAS INÚMERAS VIAGENS EM BRASÍLIA QUE O "SERPRO - SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS" FIZESSE UMA GRANDE PARCERIA E LHE AJUDASSE NA EXECUÇÃO DE MAIS DE SEUS SONHOS QUE ERA PODER INOVAR COM A REALIZAÇÃO DESTE PROCESSO.
               UM DOS MUITOS BENEFÍCIOS ALCANÇADOS É PODER INFLUENCIAR AOS ESTUDANTES MUNICIPAIS NO ALCANCE DESTA PODEROSA FONTE DE INFORMAÇÃO QUE É A INTERNET.
                 COM A CONCLUSÃO PARCIAL DESTE PROJETO QUE AI TEM MUITO PARA AVANÇAR O PREFEITO DE GRAJAÚ, MERCIAL ARRUDA E O VICE PREFEITO ANTRONIO MATIAS DO NASCIMENTO CONVIDA A TODOS PARA PRESTIGIAREM OS ATOS INAUGURAIS E A ENTREGA DE TITULOS DE CIDADÃO GRAJAUENSE, CONFORME PROGRAMAÇÃO ABAIXO:
DIA 15/06 - SEXTA-FEIRA


07h30 - BAIRRO RODOVIÁRIO - INAUGURAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL ARCO-IRIS, DO TELECENTRO E DO PONTO DE INTERNET Wi-Fi GRÁTIS;

09h00 - CÃMARA DE VEREADORES - ENTREGA DE TÍTULOS DE CIDADÃO GRAJAUENSE;

14h00 - BAIRRO VILINHA - INAUGURAÇÃO DA REFORMA E AMPLIAÇÃO DA PRÉ-ESCOLA MUNICIPAL MENINO JESUS E DO TELECENTRO DE INFORMÁTICA;

15h00 - BAIRRO CIDADE ALTA - INAUGURAÇÃO DO PONTO DE INTERNETE Wi-Fi;

17h00 - PRAÇA RAIMUNDO SIMAS - INAUGURAÇÃO DO PONTO DE INTERNETE Wi-Fi:

18h00 - BAIRRO TRESIDELA - INAUGURAÇÃO DO PONTO DE INTERNETE Wi-Fi;

19h00 - BAIRRO ESTREMA - INAUGURAÇÃO DO PONTO DE INTERNETE Wi-Fi;

20H30 - BAIRRO CANOEIRO - INAUGURAÇÃO DO PONTO DE INTERNETE Wi-Fi E FESTA DE ENCERRAMENTO DOS XXV JOEG´S 2012.

Telecentro

 
 
Telecentro é um espaço público onde pessoas podem utilizar microcomputadores, a Internet e outras tecnologias digitais que permitem coletar informações, criar, aprender e comunicar-se com outras pessoas, enquanto desenvolvem habilidades digitais essenciais do Século 21.

Características

Apesar dos telecentros serem diferentes entre si, seu foco comum está em, por exemplo, no uso das tecnologias digitais para suportar o desenvolvimento comunitário, econômico, educacional e social – reduzindo o isolamento, interligando as divisas digitais, promovendo questões de saúde, criando oportunidades econômicas e alcançando os jovens. Os telecentros podem ser utilizados para desenvolver oficinas, visando o interesse e benefícios para as comunidades.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

ATENTADO CONTRA SECRETARIO DE PLANEJMANTO DE GRAJAÚ

OCORREU ONTÉM DIA 05,  POR VOLTA DAS 18 HORAS UM ATENTADO COMO A VIDA DO SECRETARIO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO URBANO. SEGUNDO POPULARES FORAM DISPARADOS QUATRO TIROS CONTRA O SECRETARIA QUE SUBIA A LADEIRA DA RUA DO POSTO DE SAÚDE VITORINO FREIRE A PÉ COM DIREÇÃO A SUA RESIDÊNCIA QUANDO UM HOMEM AINDA NÃO IDENTIFICADO LHE DEU UM MURRO NO ROSTO E LOGO EM SEGUIDA EFETUOU OS DISPAROS, O MESMO CAIU E QUANDO CONSEGUIU SE LEVANTAR PEDINDO SOCORRO E ADENTRANDO À FARMÁCIA QUE FICA EM FRENTE A PAPIROS PAPELARIA.
ATÉ O MOMENTO NÃO HÁ NENHUMA NOVA NOTÍCIA SOBRE O CASO, E O POVO DISCUTE QUAL SERIA A MOTIVAÇÃO, JÁ QUE O SECRETARIA SE TRATA DE UM HOMEM DE BOA CONDUTA, TANTO QUE O MESMO ANDAVA TRANQUILAMENTE A PÉ NO MOMENTO DO ATENTADO.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

PROGRAMAS HABITACIONAIS BRASILEIROS PROCURAM RESOLVER O PROBLEMA DOS BRASILEIROS

No Brasil, a exclusão social se mostra das mais diversas formas. São pessoas que não têm acesso à educação de qualidade, à saúde eficaz, e a falta de moradia é mais um problema enfrentado pela população de baixa renda. Ter um lugar digno para morar é uma questão básica e possibilitar isso ao ser humano é garantir também sua cidadania.
Como alternativa para amenizar a situação, existem projetos habitacionais que proporcionam às famílias de baixa renda a possibilidade de adquirirem a casa própria. A medida é importante, pois quando não se tem acesso a um lugar digno para viver, a população acaba recorrendo às favelas ou a outras zonas de risco.
Por este motivo, no Ministério das Cidades existe a Secretaria Nacional de Habitação, que trabalha para implementar a Política Nacional de Habitação. Trata-se de um programa que tem entre seus objetivos universalizar o acesso à moradia digna, atendendo à população de baixa renda, democratizando o acesso à terra urbanizadas, com geração de emprego e renda.
 No Ministério das Cidades existem programas que atuam na promoção de moradias dignas, como o Resolução 460, que proporciona moradia gratuita para famílias de baixa renda (que recebem até três salários mínimos) com ações integradas entre o Governo Federal e as prefeituras e o PAR (Programa de Arrendamento Residencial). O programa tem parceria com a Caixa Econômica Federal e proporciona moradia à população de baixa renda, sob forma de arrendamento residencial com opção de compra.
Em Grajaú o prefeito Mercial Lima de Arruda criou a Secretaria Municipal de habitação, com o objetivo de garimpar as possíveis soluções para os problemas habitacionais do município, assim como ser o local de repecção aos possíveis beneficiários que tanto necessitam de uma moradia digna.
com a criação desta secretaria os resultados já são vistos, pois no ano de 2011 forma entregues no Bairro Expoagra um conjunto de 109 casas populares e estão em plena execução a construção de outras 169 casas pulverizadas, assim chamadas as casas construídas onde antes existia uma casa precária de taipa ou apenas um terreno baldio.
Outra realidade é conjunto residencial construído e com previsão de entrega para o próximo mês de junho. São 704 casas construídas ao lado do Loteamento Frei Alberto Beretta no Bairro Extrema. Além destas habitações jpá em construção está o Conjunto Joana Batista no Bairro Expoagra, com 500 habitações. E já aprovados estão vários outros projetos habitacionais: Mais 500 casas no Loteamento Frei alberto Beretta a serem construídos logo após entrega das primeiras 704 habitações, 400 ao lado do Loteamento Esperança no sentido Arame, 500 no Bairro Santos Dumont mais conhecido como Quem Dera, e outros ainda virão. 
Esses são sos resultados conquistados pela Secretaria Municipal de Habitação de Grajaú, na Administração do prefeito Mercial Lima de Arruda.
Ai vem os maus políticos que procuram sujar a imagem desta secretaria, recrutando vandalos que enganam pessoas humildes para provocar invasões com o objetivo político de criar uma imagem enganosa de omissão da administração que mostra ai sua capacidade e compromisso para com os grajauenses.

terça-feira, 22 de maio de 2012

PREFEITURA DE GRAJAÚ IRÁ INAUGURAR PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO DO BAIRRO VILINHA


Todos os grajauenses se recordam como era feia a imagem da chegada do Terminal rodiviário de Grajaú, hoje já mudou muito, o Terminal encontra-se totalmente reformado, Ao invés das barracas de madeira, encontra-se uma praça e a Prefeitura Municipal está trabalhando para concluir as obras de instalação de barracas padronizadas para melhor servir aos trabalhadores e clientes.
No próximo dia 25 a Prefeitura Municipal estará realizando a inauguração da Praça de Alimentação do Bairro Vilinha nas proximidades do entroncamento entre BR-226 e a MA-006 no sentido Arame, os trabalhadores que serão diretamente beneficiados com a entrega de Box padronizados para o preparo de alimentados já foram treinados e já iniciaram os serviços de demolição e retirada dos materiasis da antigas barracas e estão todos alegres e felizes com a grande mudança que está prestes a ocorrerem na vida de cada um deles.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Caixeiras do Itapecuru abre festa do divino em Grajaú

Festa popular é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura.
Com a presença marcante do grupo de caixeiras do povoado Santa Rosa, município de Itapecuru, Maranhão, a Secretaria Municipal de Cultura, iniciou as festividades do Divino Espírito Santo em Grajaú. O evento faz parte do calendário cultural desde 2006, quando a secretaria resgatou esta tradição fazendo a novena do divino.
“Quando organizamos o grupo de devotos para sair pelas ruas, visitando casas e recebendo esmolas, sonhávamos e tínhamos o compromisso de manter viva essa devoção. E conseguimos! hoje o grupo cresceu e as visitas foram se tornaram mais animadas com a presença de sanfoneiros e cantorias. Atendemos a convites até de povoados mais distantes da cidade de Grajaú.”, falou a secretária de Cultura Rosa Soraida sobre o evento.
A abertura no sábado (19) teve início na Grota da Luz Frei Alberto Beretta com uma bonita procissão do Cortejo Imperial acompanhadas das caixeiras do Divino até a Igreja Catedral Nosso Senhor do Bonfim, Cidade Alta, onde acontecerá o hasteamento da bandeira e a coração do Imperador.
Durante essa semana, de 21 a 26 os devotos sairão pelos bairros da cidade fazendo as tradicionais visitas para a arrecadação de ofertas.
A missa de Pentecostes marcará o encerramento da festa no domingo (27). A Secretaria Municipal de Cultura de já convida todos os grajauenses para participar dessa festa, valorizando e divulgando a cultura popular desta terra.
Relembrando
Em Grajaú, a festa com características sertanejas era realizada por famílias que se reuniam e realizavam o culto ao Divino Espírito Santo para pagar promessas.
Uma de suas maiores organizadoras foi Dona Maria do Espírito Santo, da Família Santos. Dona Espírito era caixeira e saia de casa em casa pedindo ofertas para o Divino. Sua família mantém a promessa da Novena do Divino Espírito Santo até os dias de hoje.
Durante a novena, o cortejo conta com um casal de reis, anjos e cantores. As visitas são sempre realizadas à noite de casa em casa seguindo convites. Em cada parada entoam-se os cânticos seguidos de um xote e uma valsa dos reis com os donos da casa. As esmolas arrecadadas são transformadas em cestas básicas e festa de confraternização no domingo de Pentecostes.