segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dia Mundial de Sensibilização para o Autismo

Mensagem do Secretário-Geral (2 de Abril de 2010)

O autismo é uma deficiência complexa e mal compreendida que se manifesta sob diversas formas. As crianças e os adultos autistas e, de facto, as pessoas com deficiência em geral, suportam um fardo duplo. Para além dos desafios diários que a sua deficiência impõe, também têm de lidar com as atitudes negativas da sociedade, o apoio inadequado às suas necessidades e, em alguns casos, uma discriminação flagrante.
A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que entrou em vigor em Maio de 2008, é um instrumento valioso para corrigir tais situações. Visa garantir a todas as pessoas com deficiência os direitos e liberdades fundamentais de que gozam todas as pessoas com deficiência. Até ao momento, a Convenção foi assinada por 144 Estados e ratificada por 83.
O Dia Mundial de Sensibilização para o Autismo tem como objectivo que se compreenda melhor o autismo e se promova a adesão universal à Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Conjugando os trabalhos de investigação e os esforços de sensibilização, podemos oferecer protecção e apoio a todos os adultos e crianças com deficiências como o autismo, para que se possam integrar plenamente numa sociedade inclusiva.
Ao comemorar o Dia Mundial de Sensibilização para o Autismo, recordemos que cada um de nós pode assumir essa responsabilidade. Unamos a nossa voz à das pessoas com autismo, às suas famílias e aos seus defensores para exigir uma maior consciencialização e compreensão desta deficiência. Façamos um esforço de introspecção e reavaliemos as nossas atitudes e as das nossas sociedades, para que possamos eliminar os preconceitos que discriminam as pessoas com deficiência. Empenhemo-nos à criação de uma sociedade mais justa e solidária que reconheça plenamente a dignidade e os direitos de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário