sexta-feira, 27 de abril de 2012

Grajaú Digital – mais pontos de internet grátis.

A Prefeitura de Grajaú foi pioneira, no Maranhão, na implantação de pontos de internet grátis pelo modelo wi-fi. No início do ano, foram 6 pontos: Bairro Estrema(adjacências da UBS), Praça do Canoeiro, Praça da Tresidela, Praça Raimundo Simas(Centro) , Praça Frei Alberto(Cidade Alta) e Terminal Rodoviário. Na semana passada, mais um ponto foi colocado à disposição – nos arredores do Soçaite da Cidade Alta. O Prefeito Mercial Arruda já autorizou  a implantação de mais dois pontos – no Bairro Vilinha e no Bairro Expoagra.
Provavelmente você já deve ter ouvido falar em algum lugar sobre esse termo. Wi-Fi é um termo licenciado pela Wi-Fi Alliance para se referir a redes sem fio baseadas no padrão IEEE 802.11. Na prática, é entendido simplesmente como uma tecnologia que permite a conexão entre vários dispositivos sem fio usando o protocolo IEEE 802.11.
O Wi-Fi está cada vez mais difuso na sociedade devido às facilidades que ele proporciona. Primeiramente, por utilizar freqüências de rádio que não necessitam de licença para a instalação e/ou operação — exceto para uso comercial, que requer uma licença da ANATEL. Possuem custo de instalação baixíssimo, discretas e muito práticas. Segundo, por permitir a conexão de diversos dispositivos simultaneamente, sem o uso de fios.
Como funcionam?
As redes Wi-Fi operam através de ondas de rádio, da mesma forma que telefones celulares e televisores. Um adaptador sem fio para computador transforma os dados em sinais de rádio e os emite através de uma antena. O roteador, dispositivo conectado a Internet através de cabos, recebe esse sinal, decodifica-o e o envia para a Internet. O mesmo ocorre no sentido contrário, estabelecendo-se assim a comunicação entre os dispositivos sem fio.
Os pontos de acesso para conexão com a Internet Wi-Fi recebem o nome de hotspots, comumente encontrados em aeroportos, cafés, bibliotecas, entre outros. Uma vez em um hotspot, basta ligar seu dispositivo portátil (laptop, smartphone etc.) com adaptador Wi-Fi e acessar a Internet.
Hoje em dia já é bem comum encontrar residências utilizando o Wi-Fi, e isso tende a ficar ainda mais comum, a ponto de você ter acesso à Internet a partir de qualquer lugar, sem o uso de fios.
Informações: Blog Grajaú
URL curta: http://diariodograjau.com.br/?p=792

Nenhum comentário:

Postar um comentário