sexta-feira, 27 de abril de 2012

PÓLO DA UAB DE GRAJAÚ É AVALIADO PELO MEC E RECEBE NOTA MÁXIMA.

A Universidade Aberta do Brasil, Pólo de Grajaú, Professor Porfírio Pereira Santos foi fundada em 2009.
A iniciativa da implantação da UAB se deve ao esforço conjugado da Administração Municipal na pessoa do Prefeito Mercial Lima de Arruda, por intermédio de articulações políticas junto ao governo federal representado pela Senadora Roseana Sarney, hoje Governadora do Estado do Maranhão. Que apostaram na idéia de implantação de uma instituição atuante e arrojada, tendo como ideologia maior a inclusão social pela EAD propiciada pelo avanço científico em todas as áreas reduzindo espaço e tempo na aprendizagem.
Ao optar pela valorização do ensino superior público e defesa da educação como um direito de todos, o atual Gestor Municipal transformou a cidade de Grajaú em Pólo de Ensino Superior , abrindo caminhos que permitiram  à educação cumprir com sua função social em favor da educação cidadã, oferecendo apoio técnico para implementação de programas federais contidos no Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, e no âmbito do compromisso TODOS PELA EDUCAÇÃO, do qual esse município é signatário.

O Pólo da UAB de Grajaú esta situado, nas margens da BR 226, entre os dois principais bairros da cidade, Centro e Canoeiro -  o prédio, é  moderno  e  adaptado para receber as mais renomadas instituições de ensino superior do Brasil.

Logo na entrada é possível ver uma enorme placa de identificação.

Uma belíssima praça, enfeitada por lindas plantas ornamentais, é usada constantemente por alunos e educadores em alguns espaços de tempo entre uma aula e outra.

O  Pólo é dotado de uma excelente infraestrutura e possuí:

02 (duas) salas de aula com capacidade para 30 alunos  cada.
01 (uma) sala de web com capacidade para 50 alunos.
02 (dois) laboratórios de informática com 30 computadores que operam com 02 mega de velocidade, sendo suficiente para a demanda atual.
01 (um) laboratório de biologia
01 (um) laboratório de química,
01 (uma) biblioteca com um rico acervo bibliográfico.

Ainda a disposição dos acadêmicos e instrutores tem a  sala da coordenação, secretaria e sala de reunião.

Todas as dependências do imóvel são climatizadas e mobiliadas, além de apresentarem condições de fácil acesso para os portadores de necessidades especiais.

Atualmente a UAB de Grajaú oferta  cursos  de aperfeiçoamento, bacharelado, licenciatura, especialização, seqüencial, tecnólogo, mestrado e doutorado através do  IFMA, UFMA E UEMA.

Hoje a UAB agrega 688 alunos, além dos alunos de 14 municípios.
As aulas são na modalidade à distância e todos os finais de semana  acontecem os encontros presenciais, entre estudantes e professores.

Avaliação:

Em dezembro de 2011, o Pólo de Grajaú foi avaliado através do Instrumento de Monitoramento de Infraestrutura de Pólos de Apoio Presencial do Sistema UAB, realizado pelo  representante da diretoria de Educação a Distância-DED/CAPES,  Jean Marc Georges Mutzig, que classificou a UAB de Grajaú como “ apta “ para oferta de cursos, pelo sistema UAB, de Química, Biologia e outros que não requeiram instalações específicas, indicando a adequação de infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos do pólo, bem como a existência de toda a documentação necessária

Nenhum comentário:

Postar um comentário